Você vive no mundo VUCA, mas já sabe como lidar com ele?

Quase todos estamos sobrecarregados e preocupados por não cumprir com as nossas responsabilidades. Somos bombardeados com e-mails, reuniões e expectativas que são quase impossíveis de se atingir. Estamos enfrentando uma demanda crescente vinda de múltiplas direções, com desafios que não param de aumentar em tamanho e escopo. Muitos nunca ouviram falar da VUCA, mas todos sofremos com isso.
A presença da VUCA talvez seja o maior desafio que os humanos já enfrentaram.

O conceito VUCA parece ter sido introduzido pela primeira vez no início dos anos 90 pelo “US Army War College” para se referir ao mundo multilateral que surgiu após o fim da Guerra Fria, um mundo mais volátil, incerto, complexo e ambíguo do que nunca.

Em um contexto de negócios, o conceito VUCA decolou após a crise financeira global de 2008 e 2009. Desde então, tem caracterizado fortemente o desenvolvimento de habilidades de liderança em várias organizações.

O conceito descreve um ambiente empresarial caracterizado por:

  • Volatilidade: um aumento brutal em quatro dimensões das mudanças que enfrentamos hoje: o tipo, velocidade, volume e escala;
  • Incerteza (Uncertainty): como resultado da volatilidade, não podemos prever com facilidade e às vezes, realmente não podemos prever eventos futuros;
  • Complexidade: confusão generalizada, sem conexão clara entre causa e efeito, isso afeta todas as organizações hoje em dia;
  • Ambiguidade: falta de precisão, além da existência de múltiplos significados nas condições que nos rodeiam.

Estamos lidando com um mundo onde a mudança é cada vez maior, onde o futuro é menos previsível, onde as opções aumentam exponencialmente, e a maneira como pensamos sobre essas opções, sem dúvida, mudou. Hoje, os líderes devem tomar decisões mais rapidamente e processando enormes quantidades de informações, tudo está mais interligado do que nunca.

Um dos grandes problemas é que, durante muitos séculos, fomos criados num contexto em que acreditamos que o mundo era previsível. Agora precisamos trabalhar com uma mentalidade diferente, onde o importante não é se concentrar no que é provável, mas no que é possível.

Nosso cérebro gosta de categorizar e aprender com o passado para garantir o nosso futuro. Isso funcionou bem… há milhares de anos. Sem esta capacidade de prever o futuro com base no passado, para identificar os riscos, teríamos desaparecido como espécie, mas isso hoje é limitante.

Devemos nos concentrar no que é possível e não no que é provável, em suma, nos concentrar no que é possível (porque qualquer coisa pode acontecer) e não no que é provável que ocorra (que é determinado pelo que já aconteceu antes).

Fazendo essa mudança de mindset, vamos tentando descobrir o que é mais possível, vendo as possibilidades que nos são apresentadas, precisamos então criar novos hábitos e novos padrões, conversar um com o outro de forma diferente, coletar informações de forma diferente e desenvolver diferentes estratégias e planos para o futuro.

O mundo VUCA não é fácil, vamos recapitular o cenário:


Quais ações devemos tomar diante de um ambiente tão complexo? Sugerimos algumas:

  • Mudar as nossas perguntas diante dos ambientes;
  • Assumir que existem múltiplas perspectivas para se contemplar;
  • Desenvolver uma visão sistêmica de nosso ambiente.

Não é fácil, ok? Mas, é possível! Até o próximo post!

categorias
tags
compartilhe
o conteúdo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Usamos cookies pra melhorar a sua experiência aqui no site, ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.