Vantagens para qualquer profissional em saber conceitos de programação

Mudanças rápidas ocasionadas pela tecnologia da informação levaram a novas formas de se comunicar e de produzir. Com a aplicação da tecnologia em diversos segmentos, qualquer profissão do futuro terá uma forte simbiose com softwares e dispositivos eletrônicos que darão ao profissional um ganho de produtividade e eficiência.

Tecnologias emergentes

A indústria investe fortemente em tecnologias para ganhar produtividade, além de criar um novo conceito em termos de produção em escala denominado manufatura 4.0. Governos também vêm buscando maneiras de otimizar a gestão na forma de cidades inteligentes.

As tecnologias mais importantes para esse processo são: Big Data, Analytics, Machine Learning, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). De um modo geral, elas se baseiam em:

  • Imensa quantidade de dados coletados por sensores ou gerados por meio de softwares;
  • Modelos estatísticos e matemáticos para análise de histórico de dados;
  • Cálculos para o aprendizado de máquinas, os quais levam-nas a aprender e a reproduzir as ações mais consideradas eficientes;
  • Códigos inteligentes que fazem com que máquinas possam tomar decisões.

Assim, a demanda por profissionais, não apenas para desenvolver os sistemas que serão utilizados, mas, também, para trabalhar com as tecnologias aplicadas em vários segmentos tende a crescer mediante sua implementação.

A importância em saber conceitos de programação

Ao aprender a programar, desenvolve-se o pensamento computacional. Tratam-se de habilidades cognitivas que são necessárias para resolver problemas usando ferramentas da computação, como criar um algoritmo, por exemplo. São elas:

  • Raciocínio lógico
    Para desenvolver um sistema, é necessário criar um algoritmo, usando uma linguagem de programação, que fará com que uma máquina execute uma sequência de ações. Ele deve ser estruturado de forma lógica para resolver problemas do mundo real;
  • Abstração
    Em ciência da computação, abstração é a criação de objetos que sumarizam as características de outros pertencentes a um mesmo conjunto. Esse se processo inicia com a busca de padrões em um grupo estudado como as características do trabalho de um profissional, modo de funcionamento de um automóvel ou o comportamento de um cachorro, por exemplo.

Desses padrões encontrados, retiram-se as características essenciais que permitem a um objeto ser identificado como tal (ex.: um veículo acelera, se move em qualquer direção, freia e tem uma certa potência no motor), e com elas são criados modelos computacionais para sua representação virtual.

Pensamento computacional aplicado em outras áreas

As habilidades desenvolvidas ao aprender programação são muito úteis para qualquer tomador de decisão ao planejar o uso de sistemas computacionais em sua área de atuação.

Tecnologias disruptivas costumam ser complexas e exigem que se saiba pensar fora da caixa para serem compreendidas.

Inovações que impactaram profundamente áreas do conhecimento e segmentos de mercado:

  • Saúde: especialmente após o sequenciamento de DNA ser realizado por um software e usar modelos computacionais para estudar o comportamento de seres vivos;
  • Entretenimento: com o uso das plataformas de streaming onde se pode assistir a séries, filmes, ouvir músicas e, ainda, receber sugestões adequadas ao gosto do usuário;
  • Varejo: primeiro com as lojas virtuais, depois com os softwares para identificar as preferências de grupos de consumidores e, futuramente, como a Internet das Coisas, integrando prateleiras de supermercado a redes de distribuição;
  • Transporte: empresas como Uber e Cabify mudaram a forma como nos transportamos. Em um futuro próximo, carros autônomos estarão nas ruas.

Essas transformações demandam profissionais preparados para lidar com elas. Eles precisam ser capazes de utilizá-las, implementá-las e propor o uso daquelas que puderem agregar valor ao segmento em que estão inseridos.

O profissional do futuro será aquele que sabe lidar com naturalidade com as novas tecnologias que surgirem. Quando ele entende como são geradas, poderá extrair o potencial máximo que puderem oferecer e até mesmo influenciar no projeto de novas ferramentas. Assim, irá se destacar em sua área de atuação, podendo ocupar posições com maior poder de decisão.

categorias
tags
compartilhe
o conteúdo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Usamos cookies pra melhorar a sua experiência aqui no site, ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.