Tecnologia em favor da educação

Nos dias atuais, o ser humano já nasce conectado. Com smartphones, tablets e computadores disponíveis em todos os lugares, bebês, crianças e adultos interagem com o mundo on-line 80% do tempo.

Neste cenário repleto de distrações, fica a cada dia mais difícil chamar a atenção, principalmente quando o objetivo é educar. O modelo tradicional de sala de aula já deixou de ser atrativo aos alunos, que tendem dar preferência às buscas digitais ao invés de focar na informação sendo transmitida.

Dessa forma, está claro que, junto com a tecnologia, a educação também precisa evoluir. E elas podem ser aliadas! Os recursos atualmente disponíveis podem facilitar o trabalho, instigando a troca de informações e conhecimento de maneira criativa e adaptada para os novos tempos.

Abaixo, listamos alguns exemplos do que pode ser feito para colaborar nessa nova era.

  • TECNOLOGIA COMO PARCEIRA
    Proibir o uso de gadgets pode parecer a melhor estratégia, mas é o oposto que tem demonstrado um efeito melhor. A dica é usá-los como parte do aprendizado e transformar a situação em parceria. Por exemplo: se os tablets são mais atrativos do que os textos em um quadro, eles podem ser usados como fonte de recursos;
  • LIVROS DIGITAIS
    Os ebooks/iBooks possibilitam a interação e, por meio de vídeos e outros conteúdos multimídia, chamam a atenção de estudantes de todas as idades. Assim, podem ser um complemento aos conteúdos presenciais;
  • APLICATIVOS
    Ninguém tira os olhos dos smartphones? Então, que tal aproveitar a situação para mostrar na tela dos celulares/tablets assuntos relacionados ao tema em estudo? Hoje, há a possibilidade da criação de aplicativos exclusivos, abrindo um mar de oportunidades para os educadores do século 21.

Aplicar novas formas de trabalho em escolas, faculdades e nas empresas é o próximo passo para mudar o rumo do conhecimento.

categorias
tags
compartilhe
o conteúdo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Usamos cookies pra melhorar a sua experiência aqui no site, ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.