O que é o SAP HANA?

Há muito tempo o mercado corporativo exige grande esforço das áreas de tecnologia da informação para armazenar dados, processá-los e entregá-los em tempo hábil aos seus usuários. A SAP pode ter encontrado a solução ideal para estas questões com o SAP HANA.

SAP HANA – Database and Application Development Platform

O SAP HANA é uma plataforma de computação in-memory que pode ser implementada on-premise (local) ou em nuvem e permite acelerar processos de negócios, oferecer mais inteligência de negócios e simplificar o ambiente de TI. Por fornecer a base para todas as suas necessidades de dados, o SAP HANA elimina o ônus da manutenção de sistemas herdados separados e dados isolados, para que você possa operar em tempo real e tomar melhores decisões na nova economia digital.

A sigla HANA é uma abreviação em inglês de High Performance Analytic Appliance. Traduzindo para o português: ferramenta analítica de alto desempenho.

Com o SAP HANA 2 os departamentos de TI podem se livrar de tarefas demoradas de gestão de dados e de banco de dados e se concentrarem na inovação tecnológica. Os desenvolvedores de aplicativos podem usar o SAP HANA 2 para entregar aplicativos inteligentes que usam processamento avançado de funções analíticas e capacita todos os usuários – colaboradores, clientes e parceiros – com insights mais detalhados de qualquer que sejam os dados, de qualquer lugar. E, com microsserviços em nuvem que estendem a inteligência analítica para dados espaciais e de texto, torna-se fácil fornecer soluções orientadas a insights que melhoram a tomada de decisão e os resultados empresariais.

O SAP HANA pode mudar radicalmente o mercado de softwares, desde sistemas ERPs, sistemas de BI, sistemas de gerenciamento de banco de dados e até aplicativos para dispositivos móveis, eliminando de vez a necessidade de vários sistemas para entregar os dados aos seus usuários.

Como o SAP HANA funciona?

O SAP HANA combina um banco de dados compatível com ACID com serviços de aplicativos, funções analíticas de alta velocidade e ferramentas de aquisição de dados flexíveis em uma única plataforma in-memory. Como um banco de dados in-memory, o SAP HANA armazena e recupera dados usados pelos aplicativos. Ele pode atuar também como um depósito moderno, integrando dados de uma grande variedade de fontes de dados com os dados transacionais dinâmicos para fornecer insights atualizados. Os serviços de aplicativos incorporados dão suporte ao desenvolvimento e à implementação de novos apps empresariais que exploram dados da rede digital e utilizam processamento avançado de dados – pesquisa e funções analíticas de texto, funções analíticas preditivas, processamento de dados espaciais, processamento de dados gráficos e funções analíticas de streaming – para fornecer insights detalhados do Big Data e da Internet das Coisas com rapidez sem precedentes.

A SAP percebeu uma grande oportunidade de alcançar várias áreas da tecnologia com as aplicações em nuvem e então, criou o SAP Cloud Plataform (Plataforma de nuvem da SAP). Uma plataforma que integra várias aplicações usando o SAP HANA.

É possível desenvolver aplicativos nas linguagens Java e em Swift (iOS) para dispositivos móveis, como smartphone e tablets, ampliando as funcionalidades do SAP HANA e do S/4 HANA.

Saiba o que há de novo clicando aqui

 

Foto: © SAP AG / Silvio Serber (Sede Argentina)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *