O que é micro-learning?

Antes de começar vale ressaltar que YouTube, TED e Khan Academy sempre são citados como os primeiros grandes casos de sucesso do micro-learning.

Mas, afinal, o que é micro-learning?

É fácil supor que o micro-learning simplesmente se refira a ativos de treinamento em tamanho reduzido, no entanto, o objetivo do micro-learning é mais do que apenas ter seu tamanho reduzido. O micro-learning não é apenas compacto, ele também é focado, oferecendo a quantidade certa de informações para ajudar os alunos a alcançar um objetivo específico e viável.

Isso torna o micro-learning em contextos de negócios especialmente valioso.

Outros formatos de treinamento sempre ocorrem fora do contexto diário do aluno corporativo, ou são muito longos, fazendo com que repassar o conhecimento seja algo difícil principalmente para objetivos on-the-job, desse modo o micro-learning permite que os alunos consumam o treinamento e apliquem seus novos conhecimentos mais rapidamente.

O micro-learning ainda ajuda os alunos a selecionar e a usar os recursos com maior aplicabilidade no seu dia a dia, tornando o treinamento ainda mais relevante para o seu trabalho. Essa natureza do micro-learning orientada para o aluno aumenta o envolvimento, melhora o treinamento e a eficiência no trabalho, além de aumentar o interesse do aluno em buscar oportunidades adicionais ao treinamento.

Vantagens do Microlearning

 As soluções de micro-learning oferecem uma gama de vantagens. Aqui estão alguns exemplos:

Personalização e Autonomia

Os alunos podem encontrar facilmente o que precisam para concluir tarefas reais relacionadas ao trabalho. Isso promove a autonomia do aluno, gerando maior interesse e motivação. Como os alunos são capazes de personalizar sua experiência de treinamento, eles são mais propensos a aplicar e a buscar treinamento futuro.

Aprendizagem just-in-time

O micro-learning suporta o acesso a informações quando se mais precisa delas. Como os ativos são compactos, os alunos são mais propensos a investir tempo para usá-los em um contexto no trabalho. Além disso, os ativos são desenvolvidos para serem compatíveis com uma ampla variedade de dispositivos. Como resultado, o micro-learning possibilita que os alunos adquiram novos conhecimentos a tempo de atender suas necessidades imediatas.

Aprendizagem Efetiva e Variada

O Micro-learning oferece uma variedade de modalidades, o que cria experiências de formação eficazes e ricas para os alunos. Por serem compactos e focados em objetivos específicos, podem ser facilmente adaptados à diversas modalidades (jogos, vídeos, infográficos, elearning etc.) mais adequadas ao conteúdo. Usar a melhor modalidade para cada conteúdo específico cria um treinamento mais eficaz.

Essa eficácia e a variedade de experiências de treinamento aumentam o comprometimento do aluno.

Vantajoso para os treinadores

O micro-learning oferece os principais benefícios para treinadores e departamentos de treinamento e desenvolvimento. Dado seu tamanho pequeno, os ativos de micro-learning podem ser mais fáceis e mais acessíveis de produzir e de manter. São facilmente usados ​​para uma variedade de propósitos, como: ser componentes de iniciativas de treinamento maiores, suporte ao desempenho, ferramentas de comunicação e muito mais.

Superando possíveis dificuldades com o uso do microlearning

Como o micro-learning resulta em muitos pequenos treinamentos, é fácil desenvolver um treinamento que deixe os alunos sentindo que estão perdendo a visão geral ou com a impressão de ter uma experiência inconsistente e incompleta.

As melhores práticas que ajudarão a evitar essas armadilhas incluem:

  • Construir conexões entre os vários ativos de microlearning;
  • Criar conexões entre ativos de micro-learning e ativos de treinamento mais profundo;
  • Definir padrões claros para orientar o desenvolvimento do microlearning;
  • Usar estrategicamente palavras-chave, imagens e princípios em ativos de microlearning;
  • Identificar os treinamentos relacionados ao final de um recurso de microlearning.

Ao criar conexões entre seus ativos de treinamento, estabelecer normas claras para sentir a experiência do usuário, e utilizar-se de metadados para ajudar os alunos a encontrar os recursos de treinamento relacionados você criará uma experiência coesa e consistente que ajudará os alunos a compreender o todo.

O micro-learning pode ser uma ótima maneira de manter seu treinamento atualizado, acessível e relevante. Precisa de ajuda para decidir se o micro-learning é ideal para você? Entre em contato conosco hoje.

categorias
tags
compartilhe
o conteúdo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Usamos cookies pra melhorar a sua experiência aqui no site, ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.