Aprendizagem híbrida no ensino corporativo - amplavisão » blog

2020 foi um ano marcado pelo home office, as empresas tiveram que repensar os seus modelos de trabalho para uma realidade pós-pandemia. Tudo indica que o futuro do trabalho seja no modelo híbrido, mesclando trabalho presencial e remoto.

No momento atual o ensino à distância e híbrido (presencial quando possível + online) têm sido a única forma viável de participar das atividades de desenvolvimento profissional.

Mas essa é uma forma eficaz de se envolver na aprendizagem profissional e valerá a pena continuar no futuro?

Karen Momber (World of Better Learning) analisou o que as evidências nos dizem sobre o papel das práticas colaborativas no desenvolvimento profissional remoto.

A eficácia da aprendizagem profissional online ou mista

Houve alguns benefícios para o aprendizado profissional remoto durante a pandemia:

  • Flexibilidade na jornada de aprendizagem, com os participantes geralmente podendo visualizar gravações de sessões síncronas em uma data posterior e mais conveniente.
  • O treinamento pôde ser ministrado com distanciamento social;
  • Reuniu comunidades de treinadores e treinandos.
  • Menos tempo foi gasto com viagens e deslocamentos.

Além disso, um benefício importante para os participantes durante a pandemia foi que o treinamento remoto ofereceu uma oportunidade para o treinador modelar as melhores práticas para aqueles que ensinam remotamente, tornando o aprendizado mais facilmente transferível.

No entanto, surgiram questões em torno da eficácia de fornecer atividades de desenvolvimento remotamente, e se esse é um modelo de treinamento que fornecerá valor, além da logística, a longo prazo. Uma área particular de preocupação foi em torno da falta de contato pessoal em um contexto online, já que a interação humana é altamente valorizada em um cenário de aprendizagem.

Não houve uma ampla pesquisa em que possamos nos basear, mas o que existe, sugere que, para a aprendizagem à distância, se os princípios das melhores práticas em treinamentos forem seguidos, a aprendizagem profissional à distância pode ser altamente eficaz, tendo um impacto na prática.

O que torna o aprendizado profissional remoto bem-sucedido?

Em um relatório recente, que analisou sistematicamente uma série de estudos sobre a eficácia do desenvolvimento profissional totalmente remoto ou combinado, a Education Endowment Foundation concluiu que, ‘Os profissionais podem adquirir conhecimentos e habilidades por meio do desenvolvimento profissional remoto, em última análise, levando a resultados’. Eles observaram que os princípios de design de aprendizagem são mais importantes do que o modo de entrega.

O relatório segue listando uma série de descobertas, várias das quais alinhadas com o que já sabemos sobre o desenvolvimento profissional eficaz, qualquer que seja o modo de entrega.

Os três achados principais foram:

  • Coaching remoto, mentoria e suporte especializado podem ser eficazes por si só ou como parte de programas mais amplos de desenvolvimento profissional;
  • O conteúdo interativo e as oportunidades de colaboração ajudam a garantir o desenvolvimento profissional remoto;
  • O uso de vídeos pode melhorar o desenvolvimento profissional remoto.

Práticas colaborativas

As duas primeiras descobertas estão relacionadas à importância da aprendizagem como um processo social e servem para destacar o papel crítico que a colaboração entre pares desempenha no desenvolvimento eficaz, seja remoto ou face a face, ‘na melhor das hipóteses, a colaboração entre profissionais incentiva a criatividade, o profissionalismo e desempenho dos treinandos.”
Em uma situação remota, ter oportunidades de interagir com um treinador e seus colegas não é apenas benéfico em termos de aprendizagem, mas ajuda a mitigar sentimentos de isolamento, que muitas vezes dificultam o sucesso da aprendizagem remota.

Coaching e mentoria remotos ou combinados como uma abordagem para a aprendizagem profissional, ou parte dela, são particularmente bons para garantir o envolvimento, pois são formas de prática colaborativa onde os profissionais trabalham individualmente com seu treinador ou mentor, e a aprendizagem é baseada em necessidades. Em situações de coaching, as áreas em que o desempenho pode ser melhorado são acordadas e as metas estabelecidas, e em uma situação de mentoria, um professor mais experiente fornece suporte conforme solicitado.

Existem várias outras maneiras pelas quais os participantes podem se envolver em práticas colaborativas em situações de aprendizagem remota. Em cursos ou sessões de treinamento online, os participantes podem participar de discussões com o treinador e seus pares, em bate-papos, em fóruns e em salas de apoio. Isso oferece oportunidades para refletir sobre a aprendizagem que está ocorrendo e relacioná-la com seus próprios contextos de trabalho.

O uso de vídeo e prática reflexiva

Além de incorporar aspectos sociais no processo de aprendizagem, a Education Endowment Foundation destaca a exibição de vídeos como um elemento potencialmente eficaz de desenvolvimento profissional remoto.
O conteúdo de vídeo não apenas fornece variedade de mídia e foco, o que ajuda no engajamento ao aprender remotamente, mas pode ser uma fonte de desenvolvimento muito rica.

A prática reflexiva é um elemento-chave de qualquer aprendizagem profissional bem-sucedida.

Resumindo

Dado que as evidências da pesquisa indicam que a aprendizagem profissional à distância pode ser bem-sucedida se projetada de forma adequada, certamente vale a pena considerá-la como uma forma potencialmente eficaz para os professores participarem de atividades de desenvolvimento profissional além da atual situação de confinamento ou confinamento parcial. É importante, entretanto, verificar se os elementos para um desenvolvimento eficaz estão contidos no programa de aprendizagem, para que ele seja bem-sucedido no envolvimento dos profissionais de treinamento e seu time de treinandos, e principalmente, na incorporação do aprendizado em sua prática no dia a dia do trabalho.

Com informações do World of Better Learning

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *