A importância do treinamento e desenvolvimento no ambiente de trabalho

Treinamento e desenvolvimento não é apenas importante para qualquer empresa, é vital.

Mas o que treinamento e desenvolvimento significam para sua organização?

O treinamento apresenta uma excelente oportunidade para ampliar a base de conhecimento de todos os colaboradores, mas muitos empregadores atualmente consideram as oportunidades de desenvolvimento caras sem ao menos traçar um paralelo entre o investimento e o seu benefício. Os colaboradores que participam das sessões de treinamento também “perdem tempo de trabalho”, entre muitas aspas aqui, o que pode atrasar a conclusão dos projetos. No entanto, apesar dessas desvantagens potenciais, o treinamento e o desenvolvimento fornecem ao indivíduo e às organizações, como um todo, benefícios que tornam o custo e o tempo, um investimento de longo prazo que vale a pena. O retorno sobre o investimento de treinamento e desenvolvimento de colaboradores é realmente óbvio.

Então, quais são os benefícios?

Melhor desempenho dos colaboradores – o colaborador que recebe o treinamento necessário é mais capaz de realizar o seu trabalho. O treinamento dará ao colaborador uma maior compreensão de suas responsabilidades dentro de sua função e, por sua vez, aumentará sua confiança. Essa confiança aumentará seu desempenho geral e isso só pode beneficiar a empresa. Os colaboradores que são competentes e que estão encarregados das mudanças nos padrões do setor ajudam a sua empresa a se posicionar no setor em que atua.

Maior satisfação e aumento da percepção de valor dos colaboradores – o investimento em treinamento que uma empresa faz mostra aos colaboradores que eles são valorizados. O treinamento cria um ambiente de trabalho de colaboração. Os colaboradores podem ter acesso a treinamentos em que eles não teriam conhecimento ou que procurariam por conta própria. Os colaboradores que se sentem valorizados e desafiados por meio de oportunidades de treinamento podem sentir mais satisfação no seu dia a dia laboral.

Abordagem dos pontos fracos – A maioria dos colaboradores terá alguns pontos fracos em suas habilidades no local de trabalho. Um programa de treinamento permite fortalecer as habilidades que cada colaborador precisa melhorar. Um programa de desenvolvimento leva todos os colaboradores a um nível mais alto, para que todos tenham habilidades e conhecimentos semelhantes. Isso ajuda a reduzir os elos fracos da empresa que dependem muito dos outros para concluir tarefas básicas de trabalho. Fornecer o treinamento necessário cria uma equipe plural com colaboradores que podem assumir diferentes funções quando necessário, trabalhar em equipes ou trabalhar de forma independente sem ajuda constante e supervisão de outras pessoas.

Consistência – Um programa robusto de treinamento e desenvolvimento garante que os colaboradores tenham uma experiência consistente e conhecimento prévio. A consistência é particularmente relevante para as políticas e procedimentos básicos da empresa. Todos os colaboradores precisam estar cientes das expectativas e procedimentos dentro da empresa. Maior eficiência nos processos resulta em ganho financeiro para a empresa.

Maior produtividade e aderência aos padrões de qualidade – A produtividade geralmente aumenta quando uma empresa implementa cursos de treinamento. O aumento da eficiência nos processos garantirá o sucesso do projeto, o que, por sua vez, melhorará o volume de negócios da empresa e a participação de mercado em potencial.

Maior inovação em novas estratégias e produtos – O treinamento contínuo e o aprimoramento da força de trabalho podem estimular a criatividade. Novas idéias podem ser formadas como resultado direto de treinamento e desenvolvimento.

Redução da rotatividade de colaboradores – é mais provável que os colaboradores se sintam valorizados se investidos e, portanto, menos propensos a mudar de empregador. Treinamento e desenvolvimento são vistos como um benefício adicional da empresa. Os custos de recrutamento, portanto, diminuem devido à retenção de pessoal.

Melhora a reputação e o perfil da empresa – Ter uma estratégia de treinamento forte e bem-sucedida ajuda a desenvolver sua marca de empregador e a tornar sua empresa uma consideração primordial para graduados e mudanças no meio da carreira. O treinamento também torna a empresa mais atraente para novos recrutas em potencial que buscam melhorar suas habilidades e as oportunidades associadas a essas novas habilidades.
O treinamento pode ser de qualquer tipo relevante para o trabalho ou responsabilidades do indivíduo e pode ser entregue por qualquer método apropriado.

Por exemplo, pode incluir:
– Aprendizagem no trabalho;
– Esquemas de mentoria;
– Treinamento interno;
– Estudo individual.

A aprendizagem combinada (blended learning) está se tornando cada vez mais popular.

O Blended Learning é a combinação eficaz de aprendizado on-line e aprendizado em sala de aula. Muitos preferem que sua equipe aprenda no local de trabalho, em vez de participar de programas de treinamento fora do ambiente da empresa – especialmente em setores onde geralmente é impraticável frequentar cursos fora do ambiente.  Isso faz com que o treinamento seja muito mais econômico e permite maior consistência do processo.

A importância de treinar seus colaboradores – novos e experientes – realmente não pode ser subestimada.

Fale conosco
Entre em contato com nossa equipe de suporte comercial para descobrir como podemos ajudar a otimizar seu projeto e o desempenho das pessoas. Clique aqui

categorias
tags
compartilhe
o conteúdo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Usamos cookies pra melhorar a sua experiência aqui no site, ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.